Fortaleza

Capital do Ceará, o lema da cidade é a palavra em latim "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem".

Hotéis

Oásis Fortaleza

Brasil | Fortaleza

Oásis Imperial

Brasil | Fortaleza

Fortaleza

Fortaleza é a capital do Ceará. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim “Fortitudine”, que em português significa: “força, valor, coragem”.

Fortaleza é a capital brasileira mais próxima da Europa. É também uma das 12 sedes da Copa do Mundo Fifa de 2014.

História

O Mucuripe é famoso pela sua comunidade de pescadores e pela composição de Fagner que retrata a jangada e o jangadeiro. Todos os dias, à tarde e de manhã cedo, é possível ver a partida e a chegada dos pescadores. Tem um movimentado mercado de peixes e mariscos e a mais antiga estátua de Iracema e Martim da cidade, inaugurada em 1965. Logo depois do Mucuripe fica a Praia do Titãzinho, que é famosa pela prática do surf.

Mucuripe

Comunidade de pescadores

1965

Inaugurada a mais antiga estátua de Iracema e Martim

2.643.247

Habitantes

26,5°C

Temperatura anual média

Natureza

O Sal tem cerca de 35.000 habitantes e está próximo do continente africano, o que o torna vulnerável ao vento quente e seco do deserto que transporta a areia do Saara.

A planura extrema, apesar da sua origem vulcânica – a inexistência de montanhas com exceção no norte da ilha, que condensem a humidade atmosférica faz com que seja uma ilha muito árida com extensas praias de areia branca e com um clima ameno com pouca variação da temperatura, entre os 24º e os 30º.

Natureza

O clima é quente, com temperatura anual média de 26,5°C. A vegetação predominante é de mangue e restinga sendo o Parque Ecológico do Cocó a maior área verde da cidade e o maior parque ecológico da América Latina. Fortaleza tem a lagoa da Parangaba, conhecida por sua feira de variedades e a Lagoa de Messejana, onde se encontra a maior estátua de Iracema de Fortaleza, e as do Opaia, Maraponga e Porangabuçu.

Cultura

Fortaleza é um importante centro industrial e comercial do Brasil. No turismo apresenta atracões como a micareta Fortal em Julho e o Ceará Music em Outubro, e o maior parque aquático do Brasil, o Beach Park.

Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins e a cidade é a terra natal dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, do humorista Tom Cavalcante e do ex-presidente Castello Branco. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.

Ler mais

Turismo

Apresenta atracões como a micareta Fortal em Julho e o Ceará Music em Outubro, e o maior parque aquático do Brasil, o Beach Park.

Forró

Género musical mais popular

Locais para visitar

O litoral de Fortaleza tem uma extensão de 34km, com um total de 15 praias. A Praia da Barra do Ceará é a praia que faz o limite de Fortaleza com a cidade de Caucaia localizada ao norte. O local tem muita importância para a história da cidade porque foi o lugar onde foi construído o Fortim São Tiago.

A Praia de Iracema tem uma das noites mais agitadas com seus bares e alguns prédios históricos, como a Igreja de São Pedro, o Estoril e a Ponte Metálica, além de galerias de arte e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Também é local da prática de surf e pesca.

Na Praia do Meireles encontra-se a avenida “Beira Mar”, que vai até o Mucuripe. O clube Náutico é um marco desta praia, em frente do qual acontece, todos os dias, a feira de artesanato mais conhecida da cidade. A Volta da Jurema é o local mais nobre do litoral de Fortaleza.

Feira de Artesanato na Avenida Beira Mar

A Feira de Artesanato da Beira-Mar é uma feira de artesanato e outros artigos feitos de forma rústica que se realiza em frente ao hotel na Avenida Beira Mar todos os dias da semana. Teve seu início durante a década de 1980 e em 2007 foi apresentado projeto de lei municipal pela Câmara Municipal de Fortaleza que oficializa e regula o espaço do evento.

Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura

Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura é um centro cultural, um espaço de cultura e lazer da cidade. Nele são realizados eventos artísticos de nível internacional. Com 33 mil metros quadrados de área, o Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura foi construído e equipado dentro de rigorosos padrões mundiais de qualidade. O complexo foi batizado de Dragão-do-mar em homenagem ao histórico personagem pescador e símbolo do movimento abolicionista cearense, que se recusou a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.

Ler mais

Salinas of Pedra de Lume

Pedra de Lume is a town located on the east coast of Sal Island. It is located by the sea, and has a beach integrated in a landscape of remarkable beauty. Nearby, in the crater of an ancient volcano, into which the seawater infiltrates and later evaporates, are the Pedra de Lume Salt Pans, whose salt gives Sal Island its name.

Much of the salt produced on the island is treated at an existing factory in Pedra de Lume. In some of the salt pans, it is possible to try to dive into its highly concentrated salty waters. The high salt density prevents people from reaching the bottom, allowing them to float effortlessly.

Teatro José de Alencar

O Teatro José de Alencar é um teatro brasileiro, inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910 e apresenta arquitetura eclética, sala de espetáculo em estilo art noveau, auditório de 120 lugares, foyer e espaço cênico a céu aberto.

Buracona – Natural Pool

Buracona is a small bay located approximately 4 km west of the island’s capital, Espargos.

Museu do Ceará

O Museu do Ceará abriga um acervo de mais de 13 mil peças distribuídas em três importantes coleções que contam a história do Ceará: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário. Exibe também exposições temáticas permanentes, com temas de interesse da história do Ceará, tais como os poderes constituídos, as lutas e revoltas populares, a religiosidade, a produção intelectual e a irreverência do cearense.

Museu de Fortaleza

Museu de Fortaleza está localizado no Farol velho de Fortaleza que foi construído entre os anos de 1840 a 1846 pelos escravos. Foi durante muito tempo referência para embarcações que aqui aportavam, porém foi desativado em 1957. O farol hoje faz parte do Património Histórico. Construído em alvenaria, madeira e ferro, representa uma das mais antigas edificações de Fortaleza.

Restaurado, hoje abriga peças e acervo sobre os principais momentos e acontecimentos que marcaram a capital cearense. São reproduções, desenhos, fotografias, documentos, ilustrações, trechos de romances e relatos de visitantes.

Passeio Público

A Praça dos Mártires, também conhecida como Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade de Fortaleza. Além da bela vista para o mar, a praça possui como atrativos naturais diversas árvores centenárias, como o famoso baobá plantado por Senador Pompeu em 1910. Durante o governo de José Félix de Azevedo e Sá em 1825 a área foi cuidada e nesta época houve a execução dos revolucionários da Confederação do Equador.

Casa de José Alencar

A Casa de José de Alencar é uma instituição cultural mantida pela Universidade Federal do Ceará e tombada pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional em 1964.

Cine São Luiz

O Cinema São Luiz (Cine São Luiz) é um cinema do Grupo Severiano Ribeiro na cidade de Fortaleza sendo o maior cinema da cidade com capacidade para 1.500 pessoas. O edifício possui um hall, cujas escadarias têm piso e revestimento em mármore de Carrara, além de três grandes lustres de cristal importados da antiga Checoslováquia. É atualmente espaço de apresentação do Cine Ceará e de outros festivais de cinema. Desde 2005, o Centro Cultural é palco de Festival de Jazz e Blues e de shows, além das típicas exibições de filmes.

Praça Ferreira

A Praça do Ferreira é uma praça da cidade de Fortaleza. Seu nome é referência ao Boticário Ferreira que em 1871, enquanto presidente da câmara municipal, fez uma reforma na área e urbanizou o espaço. Desde 2001, após pesquisa popular, a praça do Ferreira foi oficialmente declarada Marco Histórico e Patrimonial de Fortaleza.

Praia de Iracema

Seu nome vem do personagem Iracema que dá título ao romance do escritor cearense José de Alencar. É um bairro nobre de Fortaleza, próximo ao centro da cidade e no qual localiza-se o Seminário da Prainha. Possui várias boates e centros de lazer.

Ponte Metálica

A Ponte dos Ingleses, também chamada “Ponte Metálica”, fica na Praia de Iracema. Foi um projeto de melhoramento da estrutura portuária de Fortaleza. No início do século XX o Porto de Fortaleza necessitava de melhoramentos e vários estudos foram realizados com este fim. Em 1921, a firma inglesa Norton Griffths & Company Limited foi contratada para a realizações destas obras portuárias. Como os engenheiros eram ingleses, esta passou a ser conhecida como “Ponte dos Ingleses”.

Praia do Futuro

A Praia do Futuro é uma praia e também bairro na área leste de Fortaleza. É considerada uma das mais conhecidas praias do Nordeste com aproximadamente 6km de extensão e possui um corredor de “barracas” (restaurantes com comida típica e frutos do mar), feitas normalmente de palha de carnaúba, onde são servidos uma variedade de pratos típicos. A praia tem muito movimento nos dias de quinta-feira a noite, dia da tradicional caranguejada, prato típico.

Mucuripe

Mucuripe é um bairro e praia da cidade. Seu ponto culminante é a Ponta do Mucuripe. Situa-se cerca de quatro quilômetros a leste do Centro da cidade. No bairro acontece, às quintas-feiras, a tradicional Feira do Mucuripe.

Parque Ecológico do Rio Cocó

O Parque Ecológico do Cocó é uma área de conservação, um parque estadual da vida natural. Tem esse nome devido ao rio que forma o bioma de mangue, o rio Cocó. Atualmente abrange uma área de 1.155,2 hectares.

Lagoa de Messejana

A Lagoa da Messejana localiza-se no bairro da Messejana. Perto encontra-se o Mercado da Messejana. O seu espelho d´água emoldura a maior estátua de Iracema de Fortaleza. A figura representa a personagem imortalizada pela pena de José de Alencar.

Catedral de Fortaleza

A Catedral Metropolitana de Fortaleza é um templo católico sede da Arquidiocese de Fortaleza. A obra demorou quarenta anos para ser concluída, tendo sido iniciada em 1938 e inaugurada em 1978. Tem capacidade para 5 000 pessoas e suas torres chegam a 75 metros de altura. O arquiteto francês George Maunier assinou o projeto de estilo eclético, com predominância de elementos góticos e românicos e com referências à Catedral de Colônia e à Catedral de Chartres. São José é o santo vinculado à catedral.

Beach Park

O Beach Park é um complexo turístico na praia de Porto das Dunas, a 16 Km de Fortaleza, no município de Aquiraz. É lá onde situa-se o maior parque aquático da América Latina. Distribuído numa área total de 30km² (área do parque aquático 13km²). Um dos principais destinos turísticos do país. O Complexo Beach Park possui uma completa estrutura de turismo e lazer, sendo um dos maiores do país, tendo como cenário a beleza natural do litoral cearense.

Lagoa do Parangaba

A Lagoa da Parangaba é a maior lagoa em volume de água de Fortaleza. A Lagoa também é conhecida pela feira que se realiza todos os domingos na área urbanizada na margem da mesma – a Feira dos pássaros.

Shoppings

Fortaleza tem vários shoppings, dentre os quais os maiores são Iguatemi, North Shopping e Aldeota, Del Paseo, Benfica e Via Sul,RioMar Fortaleza , RioMar Kennedy, North Shopping Joquei são importantes áreas de comércio e entretenimento.